Terapia Comportamental / Análise do Comportamento

A Terapia Comportamental baseia-se nas propostas do Behaviorismo de Skinner, onde primeiro o psicólogo auxilia o cliente a identificar os seus comportamentos disfuncionais, e depois novos comportamentos são ensinados através da terapia afim de substituir os antigos, que causavam mal estar ao cliente; a terapia funciona como uma “escola” onde se aprende novas formas mais adaptativas e também como sustentá-las.
A Análise do Comportamento trabalha e estuda os pensamentos, emoções, sensações e comportamentos, visando a repetição, e assim é usado uma estratégia de recompensar (reforço positivo) ou de eliminar através de um estímulo aversivo (reforço negativo) assim que o comportamento for emitido. Com o tempo o comportamento deixa de acontecer, se o mesmo for castigado (punição) após sua ocorrência, assim, pela lei do reforço associará essas situações com outras semelhantes, gerando um aprendizado mais amplo, através da generalização.
A atuação do psicólogo comportamental é bem ampla, alcança todas as faixas etárias e demandas, se faz muito indicada em casos de depressão, estresse, ansiedade, doenças psicossomáticas e sexuais, entre outras demandas.